GDF

DISTRITO FEDERAL VAI GANHAR MAIS SETE UPAS

Rádio Federal Online

O GDF está construindo, em ritmo acelerado, mais sete Unidades de Pronto Atendimento. A estudante Laura Aguiar, moradora do Riacho Fundo II, vai ser uma das beneficiadas diretamente com uma das novas UPAS. Atualmente, quando ela ou família precisa de algum atendimento emergencial de saúde, a alternativa mais próxima é a UPA do Recanto das Emas.

“No Recanto das Emas, a gente tinha que pedir um Uber ou pedir pra algum parente próximo. Aqui, na do Riacho, vai ser acesso fácil, porque qualquer ônibus passa lá. E vai ser mais inclusivo pro pessoal do Riacho, porque na do Recanto atendia Recanto, Riacho. Então era bem lotado e difícil de atendimento”.

As outras seis UPAS estão sendo construída em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Paranoá, Planaltina e Vicente Pires. O investimento é de R$ 35 milhões de reais, com geração de 300 empregos diretos e mais de 1,4 mil indiretos.

Segundo o presidente Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal, Sérgio Costa, as novas UPAS vão oferecer cerca de 30 mil atendimentos mensais e aliviar a pressão no sistema de saúde das regiões administrativa.

“Essas unidades foram construídas a partir de um processo de planejamento de regiões com vazio assistencial. Nesse sentido, são regiões carentes e que necessitavam de implantação e implementação de estabelecimentos assistenciais de saúde”.

As UPAs são o caminho para atendimento de urgência e emergência em clínica médica. Nesses espaços são ofertados serviços de média e alta complexidade, como se fosse o meio-termo entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais. O que determina a ordem de atendimento nas UPAs é a gravidade do risco, e não a ordem de chegada.

Atualmente, o DF conta com seis UPAs: Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, Sobradinho e São Sebastião.

Para mais informações, acesse o site da Agência Brasília.

Tagged as

Reader\'s opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Faixa actual

Título

Artista

Rádio Federal QD 206 Lote 01 Ed. Bercy Village – 8º Andar Sala 807 - Águas Claras – Brasília – DF Telefone: (61) 3522-6759 / (61) 98644-1025