COM CIENTISTA BRASILEIRA, OXFORD INICIA TERCEIRA FASE DE TESTES DA VACINA CONTRA COVID-19

Rádio Federal Online

Mais de 70 vacinas estão sendo produzidas ao redor do mundo, mas a de Oxford é considerada a mais avançada e promissora

 

Brasília. 02 de junho de 2020

Nesta semana a vacina contra à Covid-19 que está sendo produzida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, entrou na terceira fase de testes clínicos. Ao menos 10 mil pessoas serão vacinadas em todo o país.

A brasileira Daniela Ferreira é imunologista e especialista em infecções respiratórias e desenvolvimento de vacinas, e está à frente da testagem na Escola de Medicina Tropical de Liverpool.

Mais de 70 vacinas estão sendo produzidas ao redor do mundo, mas a de Oxford é considerada a mais avançada e promissora. Por conta disso, mesmo antes de ser aprovada a vacina já está sendo produzida em larga escala, pois caso seja liberada, evitaria um novo atraso na distribuição da vacina.

A produção da vacina de Oxford foi embasada em outros estudos já realizados para Síndrome Respiratória Aguda Grade (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), também causadas pelo coronavírus, o que ajudou na velocidade do processo. “Passamos da fase um para a fase três em apenas dois meses”, contou Daniela ao jornal Estadão.

Para que essa terceira fase, da testagem maciça, não leve muito tempo, Oxford conclamou 18 centros de pesquisa em todo o Reino Unido a testar o imunizante. Os cientistas estão recrutando prioritariamente profissionais de saúde, que são as pessoas mais facilmente expostas ao novo coronavírus.

Daniela não quis fazer uma estimativa sobre quando a vacina ficará pronta. “Esses números voltam para te morder. Mas o que posso dizer é que entre dois a seis meses já saberemos se a vacina é eficaz”, explica.

Da redação Rádio Federal – Douglas Ramalho
*Com informações do Estadão


Reader\'s opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Faixa actual

Título

Artista

Rádio Federal QD 206 Lote 01 Ed. Bercy Village – 8º Andar Sala 807 - Águas Claras – Brasília – DF Telefone: (61) 3522-6759 / (61) 98644-1025