10 ATITUDES QUE DEIXARÃO SUA VIDA MELHOR

Rádio Federal Online

Em meio a tantas dificuldades, é normal que tenhamos um pouco de desespero. Tristeza, ansiedade, falta de concentração e insônia, por exemplo, são alguns sintomas das sociedades do século 21. Muitas vezes o que desperta esses sentimentos são atitudes e comportamentos em nós mesmos que podem ser solucionados com pequenas mudanças, que farão uma enorme diferença na forma como nos relacionamos com o mundo.

Veja a seguir 10 atitudes que vão mudar sua vida!

  1. Cultive o silêncio

    A grande quantidade de informações, imagens e sons que recebemos na era da tecnologia é um grande desafio para a saúde mental e física. Esse mar de estímulos nos distancia de nós mesmos e o silêncio se faz necessário. É preciso momentos de recolhimento e escuta própria. Isso se faz escolhendo com sabedoria os momentos de se expressar, praticando atividades que envolvam introspecção, dando atenção aos seus pensamentos e olhando para dentro de você quando o entorno parecer caótico. Silêncio é paz!

  2. Aprecie o belo

    A beleza nos dá a dimensão da grandiosidade e da perfeição da vida. Quando entramos em contato com o belo, nos conectamos com a esfera mais sublime da existência. A Arte e a Natureza nos mostram como a beleza dá sentido a tudo. Uma música, uma obra de arte, uma paisagem, o som do vento ou a luz do Sol. A beleza está nos sentimentos, nas palavras em coisas que passam despercebidas. Traga a arte para sua vida, escute boas músicas, leia bons livros e filmes. Não se preocupe com a quantidade, mas com a qualidade do que você alimenta sua alma.

  3. Evite julgamentos precoces

    Aquele ditado “não julgue o livro pela capa” é a pura verdade. Tirar conclusões precipitadas de pessoas, situações ou informações é um grande problema que gera julgamentos injustos e atitudes equivocadas. É preciso recuar e tentar entender a complexidade das coisas como um todo. Muitas vezes uma pessoa que te incomoda, passa a ser alguém que te fará muito bem se você permitir ir além do que apenas imagina. Julgamentos precoces criam muros e endurecem a nossa forma de agir no mundo!

  4. Escolha melhor as palavras

    Palavras geram sentimentos tanto para quem fala tanto para quem ouve. Sentimentos geram respostas, que podem ser pensamentos, palavras ou ações. Ou seja, tudo o que falamos tem um impacto e pode gerar consequências que fogem completamente ao nosso controle. Em um ambiente em que todos falam palavras negativas, por exemplo, as pessoas reagirão continuamente com sentimentos também negativos. Da mesma forma, uma palavra gentil vai ser um estímulo a uma sequência positiva de eventos. Ser cuidadoso ao falar é ser cuidadoso consigo mesmo e com o outro.

  5. Esteja presente

    Expostos a grande quantidade de estímulos que recebemos nos dias de hoje, se fazer presente diante das situações, experiências e pessoas tem se tornado um grande desafio. A verdade é que vivemos sem conseguir nos concentrar, aprofundar ou conectar. Isso porque estamos sempre fazendo uma coisa e pensando outra, ou fazendo várias coisas e pensando em várias outras ao mesmo tempo. A consequência disso é uma sensação de vazio e falta de propósito.  “Estar presente” significa conectar-se e usufruir de cada momento em sua totalidade. Perceba seu corpo, os sons, os cheiros, as imagens e seus pensamentos. Concentre-se nas demandas específicas de cada situação.

  6. Conecte-se à espiritualidade

    Estar conectado com sua espiritualidade é ter consciência de sua existência além da matéria e sua conexão com uma força maior. Essa força pode ser Deus, a Natureza ou até mesmo a própria Vida. Espiritualidade não é algo que se restrinja a religião, pode até passar por ela, mas não é uma necessidade. Perceber que somos maiores que os limites físicos, ajuda a colocar os problemas em seus devidos lugares.

  7. Agradeça!

    Agradecer possibilita enxergar as coisas boas da vida. Mesmo diante dos problemas e momentos conturbados, como o que estamos vivendo hoje por conta da pandemia do novo coronavírus, temos motivos para agradecer. Situações difíceis nos ensina sobre experiências, oportunidades, relações. E quem percebe as coisas boas, com certeza, atrairá mais coisas boas.

  8. Escolha melhor o que levar para sua vida

    Estar consciente do nosso entorno e saber que tomamos diferentes escolhas durante o dia, mesmo com a correria da rotina, nos permite escolher apenas o que nos faz bem e nos torna melhores. É possível mesmo em situações incontroláveis, pensar, sentir e agir.  Portanto, faça escolhas conscientes e leve para sua vida apenas o que te faz bem.

  9.  Tenha atitudes positivas

    Um estado mental positivo tem um grande impacto em nós mesmos, nas relações e até mesmo no nosso ambiente. Uma atitude negativa gera pensamentos negativos, que podem gerar palavras e ações igualmente negativas. E isso acaba voltando para nós de alguma forma. Assim como um contexto nos influencia, somos também capazes de influenciá-lo. Ter uma atitude positiva é um exercício que vai se tornando mais fácil e natural quanto mais praticado for.

  10. Pratique o desapego

    O desapego não que dizer abrir mão de tudo e de todos. Desapegar tem a ver com a consciência de se livrar de pesos para seguir sua vida de forma mais leve. Esses pesos podem ser pensamentos, relacionamentos ou posses que fazem parte da vida, mas não da nossa essência. Por vezes permitimos que o mundo exterior nos aprisione, gastando muita energia com coisas que deveriam seguir sozinhas ao nosso lado. Desapegar do que não faz bem, nos permite viver a vida mais leve e positiva.

    Da redação Rádio Federal – Douglas Ramalho 

 


Reader\'s opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Faixa actual

Título

Artista

Rádio Federal QD 206 Lote 01 Ed. Bercy Village – 8º Andar Sala 807 - Águas Claras – Brasília – DF Telefone: (61) 3522-6759 / (61) 98644-1025