GDF

SAIBA COMO SER PRODUTIVO NO TRABALHO EM CASA

Rádio Federal Online

 

Brasília, 26 de março de 2020

O trabalho em casa, também conhecido como Home Office, tem crescido no mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos, e com os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus, esse modalidade tem se tornado ainda mais presente. Apesar de ser usado com maior frequência por trabalhadores independentes, algumas empresas já aderiram a esta forma de trabalho.

Mas independente do motivo para trabalhar em Home Office, ser produtivo em casa pode ser complicado ainda mais em trabalhos que demandam processos criativos ou muito tempo em frente ao computador. Responsabilidades domésticas podem atrapalhar e ser uma distração para quem precisa de concentração.

Por esse motivo, vale elencar 5 dicas para ser mais produtivo no seu Home Office:

Determine horários para trabalho e lazer

É importante que horários sejam estabelecidos para a realização de trabalhos e de outras atividades. Essa organização deve ser feita de modo a observar os horários na qual você se sente mais produtivo. Além disso, disciplina e determinação são essenciais para que nada fique para depois ou seja feito em cima da hora. Parece fácil, mas seguir uma ordem nas demandas diárias é uma atividade difícil para muitas pessoas quando estão em suas casas.

Separe um lugar específico para trabalho 

Ter um local separado do restante da casa para exercer seu trabalho é importantíssimo. Pode ser um cômodo ou um cantinho com uma mesa, mas ter um espaço destinado somente para o trabalho irá ajudar na sua organização. Espaços com muita movimentação e barulho devem ser evitados. Quartos também podem despertar aquela vontade de deitar, então pense num local que será específico para essa finalidade.

Vista-se para trabalhar 

Algumas pessoas dizem só conseguir trabalhar quando se vestem para tal. Outras não se importam em trabalhar de pijamas. Apesar de não se aplicar a todas as pessoas, uma boa preparação antes do trabalho como um bom café da manhã, um banho e roupas mais adequadas podem fazer diferença.

Elabore metas e objetivos 

Dentro do cronograma de trabalho é importante estabelecer metas e objetivos, podem ser de curto ou longo prazo, mas isso irá ajudar a não trabalhar excessivamente. Outro ponto positivo é que ao realizar suas metas, você pode se presentear com o término do trabalho diário ou fazer outra atividade que estava com vontade como ver um filme, beber uma cervejinha ou mesmo dormir.

Evite trabalhar aos finais de semana

Tão importantes quanto o trabalho, o lazer e o descanso devem ser levados a sério. Ter um momento para relaxar irá determinar sua produtividade durante a semana. A queda na produção assim como o trabalho excessivo são extramente prejudiciais para quem está de Home Office. Priorize sua qualidade de vida!

Da Redação Rádio Federal – Douglas Ramalho


Reader\'s opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Faixa actual

Título

Artista

Rádio Federal QD 206 Lote 01 Ed. Bercy Village – 8º Andar Sala 807 - Águas Claras – Brasília – DF Telefone: (61) 3522-6759 / (61) 98644-1025