Para evitar a aglomeração de pessoas, e com isso reduzir os riscos de contaminação do novo coronavírus, a modalidade Drive-Trhu será adotada em cincos regiões administrativas
Brasília, 23 de março de 2020
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem início a partir desta segunda-feira (23). Por conta da pandemia do novo coronavírus, a medida foi antecipada em 30 dias e acontecerá até 22 de maio. Nesta primeira fase a prioridade serão os idosos com idade acima de 60 anos e profissionais da saúde, esta primeira etapa, exclusiva para este público, irá até o dia 27 de março.
Segundo a Secretaria de Saúde do DF serão 128 postos de vacinação para atender a demanda. A expectativa da Secretaria de Saúde é de imunizar 203 mil idosos. Para evitar a aglomeração de pessoas, e com isso reduzir os riscos de contaminação do novo coronavírus, a modalidade Drive-Trhu será adotada em cincos regiões administrativas. Os moradores das regiões do Gama, Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Lago Norte e Taguatinga poderão receber a vacina sem sair do carro. As unidades de vacinação funcionarão das 8h às 22h. O Dia D será em 9 de maio.
Outra medida para o controle da disseminação da Covid-19 é distribuir as doses da vacina em ordem alfabética e em dias estabelecidos. O ideal é que o público siga adequadamente a agenda, mas segundo o o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares Mendes, os que perderem as datas terão a vacina garantida.
CRONOGRAMA:
– 23 de março a 22 de maio: pessoas com mais de 60 anos
– 30 de março a 22 de maio: profissionais da saúde
– 16 de abril a 22 de maio: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.
– 9 a 22 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.
Nessa primeira semana, a vacinação será exclusiva para os idosos distribuídos por ordem alfabética nas datas de 23 a 27/03, levando em conta o primeiro nome do Registro Civil (CNH, RG, Certidão de Nascimento, etc.) da seguinte forma:
– 23/03 Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E
– 24/03 Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J
– 25/03 Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O
– 26/03 Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T
– 27/03 Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z
Da redação Rádio Federal – Douglas Ramalho
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal